Dúvidas

Sobrecarga

Alguns fatores podem ocasionar a sobrecarga como o desequilíbrio elétrico do veículo, fuga de corrente excessiva, descarga profunda da bateria e falha no regulador de voltagem do alternador (uma bateria para sistema de 12v pode receber no máximo 14,5v e uma bateria para sistema de 24v pode receber no máximo 29v). Toda vez que este limite for ultrapassado ocorrerá o superaquecimento da bateria.

 

Características de uma bateria que sofreu sobrecarga.

  • Etiquetas amareladas, mostrando que sofreram aumento intenso de temperatura.
  • Nível do eletrólito muito baixo com pouco tempo de uso da bateria (em todos dos vasos). Baterias livres de manutenção, é possível verificar o nível de liquido, através do visor que está instalado na superfície da tampa superior.
  • Expulsão do eletrólito através dos respiros da bateria, ou pelas tampas se a bateria permitir acesso ao eletrólito.
  • Bateria com caixa estufada. Em sistemas 24 Volts (duas baterias de 12 Volts interligadas em série), se houver algum equipamento de 12 Volts conectado a uma das baterias, essa bateria se descarrega a medida que for solicitado carga da mesma. Esse fenômeno ocorre em função do desequilíbrio elétrico entre tensões das baterias, onde o regulador de tensão do veículo enxerga a somatória de tensões e não individualmente, portanto se uma bateria mede 15 Volts e a outra 13 Volts, a somatória das duas é 28 Volts, portanto o sistema está em equilíbrio para o regulador, e ele não permitirá que circule corrente elétrica entre as baterias. Com isso, uma se mantém carregada e a outra descarregada.